Os sintomas da deficiência de magnesio

Maxresdefault 1

No esporte, o Magnesio Dimalato é um mineral de importância fundamental na prevenção de lesões articulares e musculares, como entorses, fissuras ou fraturas. Está provado que, no caso de uma lesão, a convalescença, a recuperação e a reconstrução óssea são realizadas mais rápida e solidamente, se os níveis de magnésio forem adequados.

 

Suplementos de magnésio em atletas

De acordo com os dados apresentados, é concebível que os suplementos de magnésio sejam uma arma eficaz para contribuir para o desempenho e prevenir danos musculares e articulares. A este respeito, uma pesquisa realizada em conjunto na Universidade de Heidelberg (Alemanha) pelo Departamento de Neurologia e do Departamento de Medicina Esportiva fornece conclusões relevantes: suplementos de magnésio não melhorou o desempenho, eles não elevar os níveis de magnésio no sangue nem no tecido muscular. O trabalho foi publicado na revista do American College of Sports Medicine, e teve como objetivo determinar a relação entre o uso de suplementos de 500 miligramas de magnésio por dia, tomadas por três semanas, com o desempenho físico, os sintomas clínicos e os níveis de magnésio dos atletas participantes; todos eles com níveis médios ou baixos de magnésio no sangue. Além disso, este estudo confirma um fato que se repete em outros documentos: os níveis sérios de diferentes minerais, incluindo o magnésio, não refletem o estado atual do mineral no organismo. Por exemplo, um atleta pode perder até 20% das reservas de magnésio do seu corpo sem alterar a concentração plasmática de magnésio.

Além dos suplementos de magnésio, os atletas costumam consumir bebidas enriquecidas nesse mineral. Em grandes quantidades tem efeitos colaterais, por isso, que a ingestão de bebidas muito ricos de magnésio faz com que muitos atletas sofrem distúrbios gastrointestinais, diarreia e cólicas abdominais, uma vez que apenas um terço do magnésio é absorvido pelo organismo, enquanto dois terços as partes são excretadas com as fezes.